sexta-feira, 13 de março de 2015

O que é pneumonia?

    Pneumonia é uma doença inflamatória que afeta o pulmão

A pneumonia é geralmente causada por uma infecção, mas há uma série de outras causas.
Os agentes infecciosos são: bactérias,  vírus, fungos e parasitas.
Os sintomas típicos incluem tosse, dor no tórax , febre e dificuldade para respirar.
As ferramentas de diagnóstico incluem raios-X e exame de escarro. Vacinas para prevenir alguns tipos de pneumonia estão disponíveis.  

A radiografia de tórax mostrando uma pneumonia muito proeminente no pulmão direito.



                     Sinais e sintomas


 Os sintomas mais comuns da pneumonia são febre de 39°C a 40°C,
suor, frio, calafrios, respiração rápida e curta, tosse com catarro amarela ou esverdeada, sendo que em alguns tipos de pneumonia, a tosse pode vir seca ou sem catarro, dores no peito além de problemas para respirar, diarreia, vômitos,náuseas e fadiga.
Febre, no entanto, não é muito específica, já que ocorre em muitas outras doenças comuns, e podem estar ausentes em pacientes com doença grave ou desnutrição.
Além disso, uma tosse é frequentemente ausente em crianças com menos de 2 meses de idade.
Sintomas mais graves podem incluir: diminuição de sede,convulsões,vômitos persistentes, ou uma diminuição do nível de consciência.


                       Tratamento


A pneumonia bacteriana  é tratada por antibióticos e, dependendo do caso, pode ser tratado com internação. Em casos mais graves, uma internação é necessária na conhecida UTI. As medicações podem ser tanto via oral ou por injeções, aplicadas na veia ou no músculo.
Além das medicações, como auxiliar no tratamento, pode ser usada a fisioterapia respiratória. Os fisioterapeutas  podem utilizar vibradores no tórax , exercícios respiratórios e tapotagem , que é a percussão do tórax com os punhos, para retirar as secreções que estão dentro dos pulmões e fazendo com que o paciente possa ser curado mais rapidamente.
Em caso de pneumonias virais, o tratamento é só de suporte. Ela é tratada com dieta adequada, oxigênio, caso seja necessário e medicações para dor e febre. Em casos de pneumonias causadas por fungos, antimicrobianos específicos são utilizados.

 

                       Vacinação

Vacinação é eficaz para prevenir certos tipos de pneumonias bacterianas e virais em crianças e adultos.
Vacinas contra a gripe são modestamente eficazes contra influenza A e B. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda que todos que tem seis meses de idade ou mais se vacinarem anualmente. Quando um surto de gripe está ocorrendo, medicamentos, tais como amantadina, rimantadina, zanamivir, e oseltamivir pode ajudar a prevenir a gripe.
Vacinações contra a Haemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae têm boas evidências para apoio do seu uso. Vacinação de crianças contra a Streptococcus pneumoniae também leva a uma diminuição da incidência destas infecções em adultos, pois muitos adultos adquirem infecções das crianças. A vacina contra a Streptococcus pneumoniae também está disponível para adultos, e diminui o risco de doença invasiva pneumocócica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário